Clientes X Senhas X Responsabilidades

Amigos desenvolvedores resolvi escrever isto após passar por um problema semelhante com um cliente causando alguns problemas, mas como tudo estava documentado o caso foi solucionado rapidamente.

Quando se é responsável técnico por um sistema, por um site ou por um  e-commerce mantenha sempre um contrato de responsabilidades com seu cliente, cuidando de cláusulas como direitos autorais, formas de pagamento, multas, briefing do que vai ser feito e principalmente do sigilo de informações.

Talvez seu cliente um dia lhe solicite a senha de acesso aos arquivos do site pois ele irá passar para um terceiro, para um amigo, para o sobrinho ou seja lá que for. A primeira resposta é não posso, é claro que o cliente vai lhe indagar o porquê e talvez por falta de experiência não entenda seus motivos.

Explique que existe um termo de responsabilidade assinado por vocês e que você não pode passar informações a terceiros. Cuide principalmente quando estiver administrando um  site de e-commerce que possui informações confidencias dos usuários e talvez até acesso a números de cartão de crédito, qualquer pessoa mal intencionada poderia roubar estas informações, poderia ser qualquer funcionário de uma empresa concorrente que seu cliente passou a senha para eles alterarem algo no site, seja lá um banner, uma imagem ou texto, poderia ser o funcionário da própria empresa do seu cliente, em fim, qualquer um.

No momento que alguém utilizar estas informações para roubar dinheiro, fazer compra em nome dos clientes do seu cliente, quem vai ser processado será você, pois terá ainda um contrato assinado de responsabilidade pela confidencialidade de informações.

Portanto antes de passar qualquer senha a terceiros lembre do seu contrato e faça seu cliente assinar antes um termo autorizando você a passar informações a terceiros e que não mais irá ser responsável pelo sistema, site ou e-commerce do cliente a partir daquela data.

Como disse no início eu tive um problema exatamente igual e por não passar a senha chegaram a acreditar que eu não queria entregar o site do cliente de volta, mesmo tendo informado que entregaria todos os arquivos por outra mídia, mas não passaria a senha de acesso direta ao servidor.

Fica a grande dica!
Jean Duarte

1 comentário

    • diego em 27 de julho de 2017 às 02:07

    Responder

    Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado