O sucesso das vendas pelo facebook!

Grandes empresas ou pequenos comerciantes que estão iniciando um negócio. Todo mundo pode fazer parte do f-commerce. É gratuito e fácil de criar. Basta acessar o facebook, clicar no ícone ‘crie uma página’ e responder as informações pedidas. A parte estética, como fotos, é praticamente igual a de um perfil da rede social.Porém, não adianta apenas criar uma página, precisa de dedicação para que a chamada fanpagefaça sucesso e seja curtida por milhares de pessoas da cidade, estado e, talvez, do mundo.

Jean Duarte é diretor de marketing de uma loja de roupas, acessórios e lingeries de Balneário Camboriú que há quatro meses decidiu criar uma fanpage no facebook. Ele afirma que, inicialmente, vender somente pelo facebook é uma tarefa mais difícil. “Pois o cliente só irá possuir como forma de pagamento boleto bancário ou depósito em conta. O que gera desconfiança de clientes que não conhecem a empresa. Sendo assim, empresas que pensam em vender pelo facebook precisam possuir também um sistema de loja virtual para que a venda por cartão de crédito e parcelamento possa ser feita pela mesma”, afirma.

Através da fanpage, os produtos podem ser vistos e vendidos para qualquer lugar, depende apenas da divulgação. “Já tivemos até solicitações do exterior, como Portugal e Argentina”, revela Jean.Para entregar as mercadorias vendidas a pessoas de outras cidades, o método mais comum é o envio através dos Correios. Mas, dependendo da pressa do cliente, motoboys ou transportadoras locais são contratadas para o serviço.

O FACEBOOK É A NOSSA VITRINE –Mayara Padilha e TirzahHillebrand são sócias em um negócio de bijuterias. Elas mesmas fabricam as peças, como colares e pulseiras, mas vendiam apenas para os conhecidos, pois não tinham um espaço físico para abrir uma loja.

Há um mês, elas criaram uma fanpage para o seu negócio. “A gente queria uma forma de vender os produtos, já que não tínhamos uma loja ou local apropriado. Buscamos o facebook por ser um meio de muito alcance, além de não ter custo algum para vender as mercadorias”, conta Mayara.

E com apenas um mês de fanpage, centenas de pessoas já curtiram e compraram as mercadorias feitas pelas sócias. “As vendas aumentaram muito. Como não temos um lugar para deixar as peças expostas, o facebook é a nossa vitrine”, afirma a empresária.

O MARKETING –Além das pessoas convidadas a curtirem as fanpages, elas acabam se expandindo,chamando atenção dos amigos de amigos que gostam das mercadorias e se tornam ‘curtidores’ e clientes dessas empresas. “Achamos o facebook uma ferramenta de grande importância que vem tendo um destaque na área \”comercial\”. Pois, além das páginas e perfis que realizam vendas online, como nós, há também os grupos que buscam comercializar produtos não utilizados pelos participantes. Por isso podemos ver o imenso alcance, além de ser rápido e gratuito”, conclui Mayara.

Os grupos que comercializam produtos não utilizados pelas pessoas também estão em alta no facebook. Muitos deles têm as palavras ‘brechó’ ou ‘brique’ nos nomes, e são criados para vender ou trocar produtos que não tem mais utilidade para uma pessoa.

Jean explica que o sistema de fanpages do facebook é uma ótima ferramenta para as empresas se aproximarem de clientes, conhecer o seu comportamento e receber retorno mais rápido de suas ações. “Porém, para que isso dê certo é necessário estar preparado para um tipo de mercado diferente, de público mais exigente. Pois se ele curtir sua empresa é porque gosta de você, o que torna sua responsabilidade sempre estar alinhado na comunicação com este consumidor”, avalia o diretor de marketing, que ainda completa: “da mesma forma que ajuda, uma fanpage mal feita e com campanhas ruins de marketing pode afugentar seus clientes”.

O diretor de marketing revela que o importante em uma fanpage não é necessariamente a quantidade de fãs, mas a qualidade dos mesmos e o retorno disso em vendas. “Encher uma fanpage seria muito fácil com uma promoção sorteando um carro, por exemplo. Mas manter estes clientes e ter um crescimento constante e conversão disto em vendas é mais importante”, pontua.

A fanpage da loja de roupas, acessórios e lingeries, comandada por Jean, tem hoje quase oito mil fãs em apenas quatro meses de operação. Os índices são acompanhados semanalmente e, os últimos mostram o seguinte: total de opções “Curtir”: 7.838 – amigos de fãs: 3.657.905 – pessoas falando sobre isto: 1.769 – alcance total semanal: 143.640

3 comentários

    • Rodolfo em 27 de julho de 2017 às 13:02

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    Muito bom seu site, conteudo de qualidade. Obrigdo por compartilhar conosco. Abraço e muito sucesso pra vc. Adoro vendas pelo Facebook!

    • Carlos em 10 de agosto de 2017 às 15:32

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    “palavras de Motivação”

    Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.

    Lembre-se que é enfrentando dificuldades que você fica forte. É superando seus limites que você cresce. Se você não venceu ontem, não se preocupe. Vencerá hoje.

  1. Responder

    Bom Post.
    Ganhou mais 1 fá.
    Visita meu blog e comenta, obrigado.
    Sucesso Mac

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